sexta-feira, 25 de abril de 2008

RBD é um grupo musical mexicano surgido em 2004, indicado ao Grammy Latino 2006, formado por Alfonso Herrera, Anahí, Maite Perroni, Christopher Uckermann, Christian Chávez e Dulce María.

Surgido dentro da novela Rebelde, produzida pela Televisa. Apesar de ter como língua-base o espanhol, atingiu sucesso considerável em países como Estados Unidos, Brasil, Romênia, entre outros países da Europa. Com 5 discos de estúdio, três ao vivo, três em português e cinco DVDs, o RBD já vendeu mais de 22 milhões de cópias[1] , sendo assim considerados um dos grupos latinos mais bem-sucedidos da história.

Índice

[esconder]

[editar] Biografia

[editar] Integrantes

Nome Data (idade) Nascimento
Maite Perroni Beorlegui 3 de Março de 1983 (25 anos) Cidade do México
José Christian Chávez Garza 7 de Agosto de 1983 (24 anos) Reynosa, Tamaulipas
Anahí Giovanna Puente Portilla 14 de Maio de 1983 (24 anos) Cidade do México
Alfonso Herrera Rodríguez 28 de Agosto de 1983 (24 anos) Cidade do México
Dulce María Espinoza Saviñón 6 de Dezembro de 1985 (22 anos) Cidade do México
Christopher Alexander Luis Casillas Von Uckermann 21 de Outubro de 1986 (21 anos) Cidade do México

[editar] Rebelde

Rebelde, uma telenovela mexicana produzida pela Televisa, foi um remake da novela argentina Rebelde Way. A trama foi adaptada para o público mexicano, e foi exibida entre 4 de outubro de 2004 e 2 de Junho de 2006, tendo três temporadas. Foi uma das mais longas telenovelas com temática jovem do México, e teve grande impacto sobre a cultura jovem latino-americana.

A novela se passa no Elite Way School, uma prestigiada instituição para jovens abastados, próxima da Cidade do México. Em meio às pressões, seis jovens decidem se "rebelar" contra as expectativas dos pais, buscando caminho próprio, através de um grupo musical, o RBD. Os professores e pais, assim como outros alunos, costumavam receber tramas paralelas.

Os atores que formavam, na novela, o RBD, Alfonso Herrera, Anahí, Maite Perroni, Christian Chávez, Christopher Uckermann e Dulce María, interpretaram as canções-tema do programa, algo comum no México (tendo sido usado anteriormente em Cumplices de um Resgate). Inclusive, alguns dos membros já vinham de grupos musicais ou carreiras-solo bem sucedidas, como Dulce Maria, a mais popular do grupo, que foi membro do quarteto Jeans.

Assim como outros grupos pop surgidos em telenovelas, o RBD iniciou uma carreira paralela à série, e, em certo momento, atingiu sucesso superior. O primeiro CD, Rebelde, foi lançado em dezembro de 2004, e marcou o primeiro sucesso fonográfico do grupo. Todos os três primeiros singles do álbum, Rebelde, Solo Quédate en Silencio e Sálvame, atingiram o primeiro lugar das paradas mexicanas, sendo executadas nas aberturas da novela, e um quarto single, Un Poco de Tu Amor, chegou ao segundo lugar. Outras canções executadas nas rádios mexicanas foram Otro Día Que Vá e Enseñame, que não foram lançadas oficialmente como singles.

No ano de 2005, Rebelde começou a ser exibida no Brasil. O sucesso foi imediato, e as canções da novela ganharam versões em português, cantadas pelos próprios, traduzidas por Cláudio Rabello. As duas versões do CD venderam, juntas, 500 mil cópias (em apenas dois meses), recebendo um disco de diamante no país. Simultâneamente, a novela era exibida em canais latinos nos Estados Unidos, e o CD Rebelde chegou ao mercado americano, chegando ao segundo lugar da parada dos discos latinos.

Em julho de 2005, o grupo comemorou o sucesso da Tour Generación com o lançamento de um CD e DVD, Tour Generación RBD En Vivo. A turnê foi marcada por mais de 35 shows com ingressos esgotados no México, seis deles na Cidade do México.


Com o sucesso de Rebelde, a telenovela e o CD, o grupo aproveitou o intervalo entre a primeira e a segunda temporadas para lançar Nuestro Amor, segundo disco de estúdio, que incluía doze canções inéditas, além de Una Canción, uma canção ao vivo, e Liso, Sensual, versão de estúdio para a canção lançada anteriormente no DVD Tour Generación RBD En Vivo. Lançado em outubro de 2005, Nuestro Amor marcou novos recordes de vendas no México: na primeira semana, foram vendidas 160 mil cópias, nos Estados Unidos, o disco chegou ao primeiro lugar da parada de discos latinos, onde permaneceu por três semanas, e chegou ao 88º lugar da parada geral da Billboard. Foram quatro singles lançados no México, Nuestro Amor (nº 1 das paradas por um mês), Aún Hay Algo, Trás de Mi e Este Corazón; todos chegaram ao primeiro lugar dos singles mais vendidos. No decorrer de 2006, o disco foi lançado em outros países, e ganhou uma versão em português, Nosso Amor Rebelde.

[editar] Tragédia no Brasil

Em fevereiro de 2006, o RBD desembarcou no Brasil para fazer divulgação do álbum Rebelde (Nuestro Amor só viria a ser lançado em Março). Após serem recebidos por aproximadamente sete mil fãs no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos, São Paulo, o grupo iria oferecer, no dia 4 de fevereiro, uma sessão de autógrafos no estacionamento de um supermercado, na capital paulista. Segundo a organização do evento, eram esperadas 5 mil pessoas, mas o público foi três vezes superior. No local, havia sido improvisado um palco, e o grupo chegou a apresentar duas canções. No entanto, após tumultos, o evento foi cancelado. Três pessoas, entre elas duas crianças, morreram, e outras 40 ficaram feridas. [2]. Após investigações, a organização do evento foi considerada responsável, por não ter conseguido prever que o público seria maior que o esperado. O ocorrido abriu precedentes para a modificação das leis que regem eventos públicos na cidade.

Em Junho de 2006, Rebelde chegou ao fim no México, após três temporadas. O RBD, então, se dedicou à carreira musical. Foram indicados ao Grammy Latino 2006 como Melhor Álbum Pop Por Grupo ou Dupla, perdendo para o grupo La Oreja de Van Gogh, mas se apresentaram ao vivo no evento. Em setembro de 2006, voltaram ao Brasil no que é considerada a maior turnê de um artista internacional no país, fazendo 13 apresentações em 12 cidades, incluindo um show para 70 mil pessoas no estádio do Maracanã, posteriormente lançado no DVD Live In Rio.

[editar] Celestial/Rebels

Em novembro de 2006, o RBD lança seu terceiro disco de estúdio, Celestial, e a edição em português. Celestial é considerado o disco mais bem sucedido da carreira do grupo, tendo chegado ao 15º lugar da parada dos discos mais vendidos da Billboard, vendendo 2,5 milhões de cópias e sendo o disco latino mais vendido nos Estados Unidos por aproximadamente um mês. Duas semanas depois, foi lançado Rebels, primeiro disco em inglês do grupo. Contendo versões de canções antigas do grupo, além de novas canções, Rebels não atingiu o sucesso esperado nos Estados Unidos, chegando apenas ao 40º lugar da parada americana. No entanto, as vendas em outros países foram melhores que o esperado, e o disco foi lançado em países onde o RBD ainda não havia chegado, como França e Japão, onde recebeu uma edição especial chamada de We Are RBD, contendo duas faixas exclusivas: "Let The Music Play" e "Gone" (versão em inglês de "Me Voy").

[editar] Celestial World Tour 2007

Após o lançamento de Celestial e Rebels, o RBD entrou em turnê para divulgar os discos. A Tour Celestial 2007 teve início em Abril de 2007 no Equador, passando, logo após, por Brasil, Colombia, Espanha, Estados Unidos, entre outros países, culminando em uma apresentação no México em Novembro. No Brasil, foram realizadas seis apresentações:

25/04/07 Porto Alegre(RS),

26/04/07 São Paulo(SP),

27/04/07 São Paulo(SP) - Dois shows,

28/04/07 Brasília (DF),

29/04/07 Meleiro(SC).

[editar] RBD La Familia

Em meados de 2007, iniciaram-se as gravações de RBD La Familia, seriado que mostra o cotidiano do grupo, misturando ficção e realidade. Lançado inicialmente na TV a cabo mexicana, a primeira temporada durou treze episódios. No seriado, cada RBD interpreta a si mesmo, e permanecem os casais da novela. Não há nenhuma continuação da série confirmada até o momento, devido a extensa agenda de shows da nova Tour. A primeira temporada foi exibida em diversos países latinos, e foi lançada em DVD na Espanha. Em breve a série também estará disponível em DVD no Brasil.

[editar] Empezar Desde Cero

Em 20 de Novembro de 2007, o RBD lançou Empezar Desde Cero, seu quinto álbum de estúdio. Composto de 13 canções inéditas, o disco mistura o pop latino já característico do RBD com elementos de jazz, flamenco, country, rock e eletrônico. Já vendeu mais de 50 mil cópias no Brasil e aproximandamente 350 mil cópias ao total. É o primeiro disco do RBD em que todos os integrantes cantam uma canção solo.

Durante o programa "Noche de Estrellas" a banda recebeu o disco de platina por ter vendido mais de 100 mil cópias do álbum Empezar Desde Cero

[editar] Planos para o futuro

Apesar de muitas polêmicas, como as envolvendo o integrante Christian Chavez, o RBD não planeja se separar, já que estão a mil com a divulgação do novo álbum. Para 2008, além de uma nova turnê e possivelmente um novo disco em inglês, estão nos planos do grupo a segunda temporada de RBD: La Familia e um longa-metragem para cinema programada para começarem as gravações no fim de 2008.

Atualmente o grupo encontra-se na turnê Empezar Desde Cero World Tour, que teve iniciou dia 15 de fevereiro de 2008, e que terá apresentações no Brasil em Maio deste ano. Para conferir a agenda de shows do grupo, acesse o site oficial: www.rbd.com.mx

No dia 21 de Abril de 2008, o RBD participou das comemorações do aniversário de 48 Anos de Brasília, realizando um show (grátis) que reuniu cerca de 500 mil pessoas, batendo o recorde de público; 400 mil pessoas (show gratuito dos Rolling Stones no Brasil). O show iniciou ás 15:20 e teve 1h e 40m de duração aproximadamente. Deste concerto foi gravado um DVD ao vivo, ainda sem título e sem previsão de lançamento.

[editar] Banda

Além dos vocalistas, o RBD também é integrado por: Mauricio Lartigue na bateria, Eduardo Sierra nos teclados, Guido Laris no baixo e direção musical, Charly Rey na guitarra e Catire Mauri na bateria e percussão. Os vocalistas também tocam instrumentos em algumas canções.

RBD também conta com a ajuda de Lynda Thomas em composições, coreografias e backing vocals.

Há alguns meses, o guitarrista Martino Schramm deixou a banda; em seu lugar entrou Charly Rey.

A banda tem influências sob os seguintes estilos: rock, blues, reggae, pop latino, rap, hip hop, bossa nova.

[editar] Curiosidades

  • No DVD Live in Hollywood, a integrante Dulce María ganhou uma canção solo chamada "No Pares", considerada uma das mais famosas do RBD por sua letra, e ganhou o prêmio "Orgullosamente Latino" por ela. Ainda falando de Dulce María, ela compôs a música "Quiero Poder" tema da série "La Família" que também alcançou grande sucesso, sua próxima composição é "Te Daria Todo" que ainda deverá sair.
  • RBD ganhou também seu dia Mundial, que é comemorado em 4 de Outubro.
  • Alguns do integrantes do grupo vieram de carreira solo ou de outros grupos, como o caso de Anahí e Dulce Maria.
  • TVI estação televisiva de Portugal em Negociações para comprar o formato RBD
  • Apesar de que muito dizem o grupo RBD não tem rivalidade nenhuma com os cantores do filme da Disney High School Musical,muito pelocontrario,Anahi admitiu gostar muito da banda.

[editar] Discografia

Ver artigo principal: Anexo:Discografia de RBD

[editar] Álbuns

Todas as vendas estão confirmadas !


Ano Álbum Parada
EUA top Latin MX EUA ES BRA Vendas
2004 Rebelde / Rebelde (Edição Brasil) 2 1 95 1 1 *Lançamento: 2004
  • Vendas mundiais:2,525,000[1]
2005 Tour Generación RBD en Vivo 2 1 106 1 3 *Lançamento: 2005
  • Vendas mundiais:500,000
2005 Nuestro Amor / Nosso amor rebelde 1 1 88 1 1 * Lançamento: 2005
  • Vendas mundiais: 2,435,000
2005 Live In Hollywood 2 1 115 - 3 *Lançamento: 2005
  • Vendas mundiais:5000,000
2006 Celestial / Celestial (Edição Brasil) 1 1 15 1 1 * Lançamento: 2006
  • Vendas mundiais:2,200,000[2]
2006 Rebels - 1 40 - 1 * Lançamento: 2006
  • Vendas mundiais: 960,000[3]
2007 Hecho en España - - - - - * Lançamento: 2007
  • Vendas mundiais: 150,000[4]
2007 Empezar Desde Cero 1 1 60 - 3 * Lançamento: 2007
  • Vendas mundiais: 600,000+

Tudo esta confirmado consulte as fontes !

[editar] DVDs

Ano Nome Vendas Notas
2005 Tour Generación RBD En Vivo 1 milhão DVD ao vivo
2006 ¿Que Hay Detrás de RBD? 500 mil de cópias Documentário
2006 Live In Hollywood 1 milhão DVD ao vivo
2006 Rebels (DVD) 50 mil cópias Documetário
2007 Live In Rio 800 mil copias DVD ao vivo
2007 Celestial Fan Edition (DVD Bônus) 50 mil cópias DVD com vídeo clipes
2007 Así es RBD 30 mil cópias Documentário
2007 La Familia RBD 100 mil cópias DVD da Série
2007 Hecho en España 350 mil cópias(até o momento) DVD ao vivo

[editar] Premios e indicações

Ver artigo principal: Anexo:Lista de prêmios do RBD

[editar] Turnês

[editar] Séries de televisão


[editar] Referências

[editar] Ligações externas


Nenhum comentário: